domingo, 5 de maio de 2019

Tó da Costa: o verdadeiro artista do circo, da rádio, TV e disco e da cassete pirata

A “geringonça” foi um “entendimento” entre quatro partidos (Os Verdes, PCP, BE e PS). Depois de empossado o Governo, a estranha criatura transformou-se numa "traquitana" e passou a ter um quinto subscritor, informal, à boleia no estribo: o Governo. A transformação tem dado um jeitão, pois que o subterfúgio tem servido para que o quinto subscritor (o Governo) possa desfazer o que o quarto (o PS) acordara com os outros três ou para que o quarto possa desfazer o que o quinto acordara.

Os últimos episódios deste folhetim têm sido ilustrativos das piruetas possibilitadas pela artimanha. Já ouvi chamarem “monhé manhoso” ao chefe do Governo, o que além de injusto é calúnia; ele é mais do tipo “demagogo que gosta do poleiro”. Mas, mesmo sem ter vindo da Costa do Malabar, sendo lisboeta de gema, não há dúvida de que Tó da Costa é um exímio artista do malabarismo, o jogo das maças, usando e abusando dos lançamentos altos e em rápido rodopio que exigem contorcionismo arriscado.

O píncaro é a anunciada intenção de demissão do Governo, decidida por um suposto núcleo duro do executivo, mas integrado pela secretária-geral do PS e reunido na sede do Governo e não na sede do PS. O pormenor denuncia que a promiscuidade chegou ao ponto em que Tó da Costa parece já não distinguir Governo e PS, o que vistos os antecedentes não surpreende: a corja no poleiro, qualquer que seja a facção do corjedo, tende a considerar-se dona do Estado.

O caricato da actual situação não é tanto a pressão sobre a oposição pela ameaça de demissão do Governo, legítima como táctica política, aproveitando uma argolada das direitas servida de bandeja, mas as falácias da argumentação e o dramatismo e a pompa e circunstância com que foi anunciada a intenção. Uma vez mais, é Tó da Costa no seu melhor, revelando o verdadeiro artista do circo, da rádio, TV e disco e da cassete pirata que há em si.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial